top of page

Crise à Vista? Descubra como realizar uma boa gestão trabalhista e proteger a sua empresa

  • Foto do escritor: Dra. Mariana Thomé
    Dra. Mariana Thomé
  • 30 de jan.
  • 2 min de leitura

Uma gestão trabalhista eficiente pode ser a barreira entre a estabilidade e o caos.
Uma gestão trabalhista eficiente pode ser a barreira entre a estabilidade e o caos.

Um dos maiores desafios das empresas é manter a sua saúde financeira e aumentar a sua lucratividade em tempos de instabilidade econômica. Em épocas de crise, uma boa gestão é fundamental para permitir que a empresa não sucumba e uma das principais formas de garantir a perenidade da organização é por meio da gestão de riscos trabalhistas.

 

O que é gestão de riscos trabalhistas?

A gestão de riscos trabalhistas é um conjunto de estratégias e práticas voltadas para a administração eficiente das relações de trabalho dentro de uma empresa. Ela abrange desde a elaboração de procedimento padrão para a contratação de funcionários até a assessoria na rescisão do contrato, garantindo conformidade legal, prevenção de passivos, aumento da lucratividade e promoção de um ambiente organizacional equilibrado.

 

Por que a gestão de riscos trabalhistas é fundamental?

O gerenciamento de riscos trabalhistas é fundamental para evitar multas, indenizações e demais impactos negativos na produtividade e imagem da empresa. Com uma boa gestão é possível que a empresa enxugue gastos, minimize as suas dívidas trabalhistas e realoque recursos na área em que ela julga mais conveniente. Essa gestão é primordial para que a empresa tenha um bom fluxo em suas operações.

 

De que forma a gestão trabalhista protege o negócio?

Ao se mitigar os riscos trabalhistas do negócio, a empresa: reduz os seus riscos trabalhistas e previdenciários; otimiza seus processos internos e de redução de custos; promove um ambiente de trabalho produtivo; fica em conformidade com a legislação trabalhista; tem a sua imagem e reputação fortalecida no mercado.

 

Como implementar uma gestão trabalhista eficiente? 

Uma gestão trabalhista eficiente envolve a análise do modelo de negócio de cada empresa a fim de que as medidas implementadas dialoguem com o escopo principal da empresa. Dentre as medidas que podem ser adotadas, destacam-se: compliance trabalhista, código de conduta, treinamento corporativo, auditoria, elaboração de contratos, políticas internas, gestão do RH e estruturação de medidas de ESG e de sustentabilidade.


Conclusão

Em cenários de instabilidade econômica, a prevenção é o melhor caminho para proteger sua empresa. Com uma gestão trabalhista eficiente é possível mitigar grandes riscos e garantir a saúde financeira do negócio.

Se você quer saber mais sobre como implementar essas estratégias na sua organização, entre em contato com a Seed Business. Somos especialistas em assessoria trabalhista empresarial e estamos prontos para ajudar sua empresa a crescer de forma segura e sustentável.




bottom of page